Rico mosaico de etnias, esse município de 20 mil habitantes está situado a 920 m de altitude no Planalto Norte. Descendentes de poloneses, ucranianos, alemães, italianos, caboclos e indígenas conservam suas tradições e um estilo de vida tranquilo. Mais da metade da população vive na zona rural. Seus campos de araucárias e paisagens rurais, não raras vezes envoltos em neblina durante a manhã, são um belo espetáculo.
Itaiópolis tem apostado na sua vocação para o turismo religioso, histórico-cultural e ecológico. Itaiópolis é conhecida como "Pequena Varsóvia". Na Igreja de Santo Estanislau, a maior construída por imigrantes na América Latina, ainda são celebradas missas no idioma dos imigrantes. A igreja está localizada em uma vila com casas típicas polonesas. Uma procissão que se realiza todos os anos no segundo domingo da Quaresma reúne 10 mil fiéis. A mais antiga igreja de rito ucraniano católico no Brasil está em Itaiópolis. Ela foi construída em 1895 por imigrantes da Ucrânia.
Antiga rota de tropeiros que faziam a ligação comercial entre o Sudeste e o Sul em lombo de mulas, o município é hoje uma opção para os apreciadores de trekking e bóia-cross. Itaiópolis está a 330 km de distância de Florianópolis e 135 km de Curitiba.
Fonte:
http://itaiopolis.sc.gov.br/turismo